LEIA MAIS@ 18/04/2024 - 15h25 | Pleno: sessão cancelada por problemas técnicos
LEIA MAIS@ 18/04/2024 - 14h19 | Processo de Textor é retirado de pauta
LEIA MAIS@ 15/04/2024 - 15h40 | Corinthians multado por cânticos homofóbicos
LEIA MAIS@ 15/04/2024 - 12h11 | Relator adia julgamento de John Textor
LEIA MAIS@ 15/04/2024 - 10h04 | Sessão do Pleno pautada com 13 processos

STJD e ENAJD no 1º Congresso do TJD/AC
23/02/2024 12h59 | STJD

Site STJD
a A

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol e a Escola Nacional da Justiça Desportiva marcaram presença no 1º Congresso de Direito Desportivo do Acre. Realizado pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Acre, o evento ocorreu na noite desta quinta, 22 de fevereiro, no auditório da Fecomércio, e contou com a participação do Auditor do Pleno, Jorge Ivo Amaral, e do Subprocurador-geral Rafael Bozzano.

O congresso debateu os principais temas da Justiça Desportiva, desde a sua constituição e regramento, tema exposto pelo auditor do Pleno do TJD/AC, Rauê Sarkis Bezerra; passando pela competência e funções da Procuradoria, debatido pelo Procurador do TJD/AC, Mario Gilson de Paiva Souza.

Em alta em todo o mundo do futebol, a Manipulação de Resultados marcou presença. O Subprocurador-geral do STJD do Futebol, Rafael Bozzano falou sobre a apresentação da apuração e as consequências para os que cometerem a infração. Encerrando o evento, o cabimento das transações e conversões na área desportiva foi o tema abordado pelo auditor do Pleno do STJD do Futebol, Jorge Ivo Amaral.

O presidente da Federação Acreana de Futebol, Antônio Aquino, e o presidente do TJD do Acre, Marco Antônio Mourão de Oliveira, completaram a mesa de debates.

Após o evento o auditor Jorge Ivo do Amaral falou sobre o Congresso e parabenizou a iniciativa.

“O evento foi bastante concorrido e contou com a presença de atletas, árbitros, dirigentes de clubes e advogados da área. Gostaria de parabenizar o Dr Marco Antônio Mourão, presidente do Tribunal do Acre, pela iniciativa de promover esse importante evento na região Norte do país. Aproveito também para agradecer ao Dr Paulo Sérgio Feuz, meu colega no Pleno e Diretor da ENAJD, por me indicar para representar a escola”, disse o integrante do Pleno do STJD do Futebol.

O Subprocurador-geral Rafael Bozzano destacou a importância de se falar e ter o conhecimento sobre as possibilidades de manipulação no combate a infração que assusta o futebol brasileiro.

"O evento foi muito bom e foi um prazer comparecer em Rio Branco a convite da ENAJD e do STJD. Importante poder trazer todo o histórico, as atuações, a necessidade de combate nas questões envolvendo a manipulação de resultados nas partidas. O grande objetivo é trazer o direito desportivo e a Justiça Desportiva para mais próximo da realidade do Acre, para que esses atletas que estavam presentes levem a mensagem para os companheiros que não tem conhecimento da matéria do que seriam as infrações disciplinares e possa servir como profilaxia para o futebol brasileiro. Importante que saibam como é o combate, a vigilância que é necessária e a mensagem trazida de que tanto a Justiça Desportiva, quanto as autoridades policiais estão atentas a toda e qualquer possibilidade ou suspeita de manipulação para que possamos manter o futebol integro e tão apaixonante que todos nós fomos acostumados a apreciar e a consumir", finalizou.

Feliz com o resultado e esperando que o congresso ajude nas competições de 2024, o presidente do TJD/AC, Marco Antônio Mourão de Oliveira agradeceu o apoio do STJD e da ENAJD.

"Entendemos que os temas tratados foram suficientes para sanar as dúvidas locais relativos aos procedimentos do tribunal e deixar o conhecimento quanto as matérias de manipulação e a conversão e transação. Com isso, esperamos que os conhecimentos passados ajudem nas competições de 2024 para que ocorram com todo o espírito desportivo e a tranquilidade necessária. Deixo ainda meu agradecimento ao Dr. Paulo Feuz, Diretor da ENAJD, e ao presidente do STJD, José Perdiz de Jesus, que nos apoiaram e permitiram a presença dos Drs Ivo e Rafael".

Confira abaixo fotos do 1º Congresso de Direito Desportivo do Acre:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


As informações de cunho jornalístico produzidas pela Assessoria de Imprensa do STJD não produzem efeito legal.